São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bovespa quer levar ações brasileiras para Hong Kong

Em troca, investidor brasileiro também poderia operar com papéis chineses

Negociação entraria em vigor em janeiro de 2012; negócios na Ásia ocorreriam durante a madrugada no Brasil

DE SÃO PAULO

A BM&FBovespa pretende levar as transações com ações brasileiras para negociação, a partir de janeiro de 2012, à Bolsa de Hong Kong, vitrina internacional do mercado acionário asiático.
Em troca, os investidores brasileiros também poderão operar com papéis chineses.
A proposta é criar um mecanismo eletrônico de dupla listagem, em que os papéis das empresas fiquem disponíveis para negócios nos dois mercados ao mesmo tempo.
Dessa forma, as empresas não precisariam seguir os trâmites burocráticos para submeter individualmente suas ações às regras locais.
Hoje, uma empresa estrangeira que pretenda ter seus papéis negociados no Brasil precisa emitir BDRs, uma espécie de recibo conversível na ação de outro país.
A emissão de BDR, que passa pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), costuma ser liberada só para negociação entre grandes investidores, como fundos de investimento. Pela dupla listagem, ficarão acessíveis ao pequeno investidor.
Quando o mecanismo funcionar, os papéis de empresas brasileiras passarão a ser negociados na Ásia durante a madrugada no Brasil. Os investidores brasileiros iniciarão as transações locais já com a referência de preços da Ásia, com cotação 24 horas.
Segundo a Bolsa, a iniciativa é inédita no mundo e nenhum outro mercado desenvolveu uma parceria do tipo.
Como o Brasil, a China tem um dos mercados de ações de maior crescimento no mundo. No país, quase não existe investimentos em renda fixa e grande parte da população aplica suas economias em ações.
(TONI SCIARRETTA)


Texto Anterior: Análise/Cafeicultura: Investimento na cadeia produtiva valorizará o café conilon
Próximo Texto: À espera de dados, Bolsas têm dia fraco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.