São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

China afasta ministro que negocia o trem-bala

Liu Zhijun foi acusado de "violações disciplinares'

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

O ministro das Ferrovias da China, Liu Zhijun, foi afastado do cargo acusado de "graves violações disciplinares", informou a Xinhua, a agência estatal de notícias.
É a primeira vez que um alto dirigente chinês cai por envolvimento em corrupção desde 2006.
O governo não detalhou as suspeitas sobre Liu, mas relatos na imprensa chinesa relacionam a sua saída a uma investigação de uma empresa que venceu vários contratos de fornecimento para o ambicioso projeto do sistema de trem-bala chinês, cujo orçamento deste ano é de US$ 106 bilhões.
A saída de Liu pode tumultuar a participação chinesa na licitação do trem-bala entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, já que o grupo de trabalho que estuda o projeto foi criado pelo seu ministério. No início do ano passado, uma comitiva brasileira se reuniu com Liu.
Na semana passada, a Folha revelou que a Eletrobras estuda se aliar à pro- posta chinesa na licitação do trem-bala brasileiro.
O trem-bala chinês, pla- nejado e supervisionado sob a administração de Liu, é o principal projeto de infraestrutura em andamen- to na China.


Texto Anterior: Foco: IBM testa Watson contra o homem em TV americana
Próximo Texto: Folhainvest:
Fundos de ações podem dar lucro até na queda da Bolsa

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.