São Paulo, terça-feira, 14 de junho de 2011

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Apagão no Speedy deixa usuários sem conexão à internet em SP

Problema ocorreu entre as 17h45 e as 18h30 e afetou tanto a capital como regiões no litoral e no interior

Em 2009, Anatel havia proibido Telefônica de vender pacotes de banda larga após vários problemas de conexão

DE SÃO PAULO

Um apagão no serviço de internet Speedy, da Telefônica, deixou boa parte dos usuários do Estado de São Paulo sem conexão ontem.
O problema aconteceu entre as 17h45 e as 18h30 e afetou tanto a capital como regiões do interior e do litoral.
Após a volta da conexão, usuários enfrentaram lentidão para navegar na rede e não conseguiam se conectar em sites internacionais.
A Telefônica não soube informar quantos foram os usuários afetados ontem.
A empresa tem cerca de 3,5 milhões de clientes do serviço Speedy em São Paulo.
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o problema aconteceu porque algumas estações de rádio da Telefônica sofreram pane, deixando os usuários sem conexão na capital paulista.
Até o início da noite, problemas em outras regiões também estavam sendo investigados.
Segundo a Telefônica, no entanto, o problema atingiu dois equipamentos (roteadores) que fazem a saída internacional de tráfego da internet, ou seja, que ligam os acessos brasileiros com o mundo.
Isso impossibilitou a conexão com sites globais.
A empresa informou que, com o alto volume de usuários tentando religar o modem simultaneamente, houve sobrecarga na rede, o que dificultou o acesso.

MEMÓRIA
Problemas no Speedy ganharam destaque principalmente entre 2008 e 2009.
Há três anos, clientes corporativos e residenciais ficaram 24 horas sem conexão por problema em equipamento no interior do Estado de São Paulo.
No início de 2009, um incêndio num data center prejudicou as conexões. Em junho, pane deixou boa parte dos então 2,7 milhões de usuários sem internet.
A Telefônica chegou a ser proibida pela Anatel de comercializar os serviços entre junho e agosto de 2009, até que as falhas fossem apuradas e corrigidas.
Na ocasião, a operadora anunciou investimentos de R$ 70 milhões em melhorias do sistema.


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