São Paulo, terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

GE compra empresa de equipamentos para pré-sal

Fornecedora de materiais de extração de petróleo e gás Wellstream já possui acordos com Petrobras e OGX

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

De olho no mercado brasileiro, a General Electric anunciou ontem que adquiriu a Wellstream, fornecedora de equipamentos para extração de petróleo e gás em águas profundas, por US$ 1,3 bilhão.
A GE busca crescimento superior a 10% nos próximos cinco anos nesse setor, impulsionada pela descoberta de grandes reservas de óleo, especialmente no Brasil.
A Wellstream fornece para a Petrobras desde o final dos anos 1990. Nos últimos anos, a empresa vem ampliando sua atuação no país, de olho no crescimento das encomendas do setor de petróleo e gás, especialmente para a camada pré-sal.
A estatal brasileira responde por grande parte do lucro da companhia, que atua no Brasil desde 2007, com fábrica em Niterói.
A empresa produziu as linhas do primeiro projeto da camada pré-sal, o TLD (Teste de Longa Duração) de Tupi, na bacia de Santos.
Além da Petrobras, a empresa já forneceu para a Chevron e para a Devon.
A Wellstream também possui contrato, fechado recentemente, para fornecer equipamentos para a OGX, de Eike Batista.
"O Brasil é uma região-chave para a GE, e a aquisição da Wellstream demonstra nosso compromisso de longo prazo com essa região de alto crescimento", disse Claudi Santiago, presidente-executivo do setor de óleo e gás da GE.
Santiago ainda reforçou que o compromisso da empresa com o Brasil se reflete nos investimentos da fábrica da empresa, em São Paulo, e em um centro de pesquisas, cuja inauguração está prevista para 2012, no Rio.
A holding norte-americana afirmou ainda que a aquisição faz parte da estratégia da empresa de investir em companhias de alta tecnologia e aumentar a presença em mercados emergentes.
A GE havia tentado comprar a Wellstream em outubro. A proposta foi rejeitada por ser considerada baixa.

LIÇÕES DE MERCADO
Segundo analistas do mercado, a aquisição feita pela GE traz duas importantes lições aos investidores do ramo petrolífero.
A primeira delas é que está cada vez mais fácil investir na extração de petróleo no Brasil sem investir diretamente na Petrobras, apostando na aquisição de empresas parceiras da gigante estatal brasileira.
A outra lição é que, apesar dos esforços da Petrobras para aumentar a participação nacional na empresa, companhias estrangeiras estão tendo mais acesso às riquezas da camada pré-sal.
O mercado reagiu bem ao anúncio da aquisição. As ações da Wellstream, cujo Conselho recomendou que a empresa aceite a oferta da GE, avançaram ontem 5% na Bolsa de Londres.


Texto Anterior: Crédito: União vai garantir empréstimo do BID de US$ 1 bi ao BNDES
Próximo Texto: Raio-X: Wellstream
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.