São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SAIBA MAIS

Desemprego é justificativa de 50% das dívidas

DE SÃO PAULO

O principal fator que leva os consumidores ao cadastro de inadimplentes é o desemprego. Segundo a Associação Comercial de São Paulo, 50% dos devedores que entraram no SCPC apontaram a perda do emprego como razão.
O segundo principal fator indicado é o descontrole dos gastos, com 15%, seguido por ter emprestado o nome ou ter sido fiador, com 10% das respostas.
Outros motivos são doença em família e não ter recebido o pagamento.
Para 2011, o economista da ACSP, Marcel Solimeo, vê a inadimplência em um patamar mais alto. "A economia e o emprego deverão crescer, mas em velocidade menor, o que fará com que a inadimplência sofra um ajuste, mas não deve ser explosivo."
O crédito também deve se desacelerar, após as medidas anunciadas pelo BC no fim de 2010.
O banco começou a esfriar a economia para controlar a inflação. Foram anunciadas restrições ao crédito para o consumo com prazos acima de 24 meses e a retirada de R$ 61 bilhões da economia.


Texto Anterior: Dívida de inadimplentes dobra em 5 anos
Próximo Texto: Governo prepara novo aporte de até R$ 55 bi no BNDES
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.