São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

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Do Google ao Facebook

Alexandre Hohagen terá a missão de popularizar a rede social entre as empresas como vice-presidente de vendas para a América Latina

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

O executivo brasileiro Alexandre Hohagen, que ao longo dos quase seis últimos anos esteve à frente da estrutura do Google no país e na América Latina, assume, nesta semana, a vice-presidência de vendas do Facebook na região.
Hohagen, 43, colunista da Folha, tem a missão de popularizar a rede social entre as empresas -e fazer dela uma máquina de vender publicidade, a exemplo da operação americana. Hoje, das 100 maiores empresas dos Estados Unidos, 92 já têm algum tipo de iniciativa.
"Queremos replicar esse sucesso do mundo também na América Latina. Meu papel é construir o Facebook na região", afirmou à Folha.
Hohagen vai estruturar uma equipe para trabalhar diretamente com marcas locais e globais, em resposta à crescente procura por produtos de marketing do Facebook, em moldes semelhantes ao que fez no Google.
Desde 2005, quando passou a integrar o buscador, o executivo teve o desafio de formar a equipe, estruturar o escritório local, amadurecer o modelo de negócios e lidar com dilemas judiciais.
Em julho de 2008, foi pelas mãos de Hohagen que o Google selou a paz com o Ministério Público Federal -depois de dois anos de batalha judicial que rendeu até mesmo ameaças de fechar o escritório do buscador no país- e criou ferramentas para bloquear pedofilia e pornografia infantil no Orkut.
Com mais de 12 milhões de usuários no Brasil, o Facebook é um dos exemplos meteóricos de crescimento.
Em dezembro de 2009, somava 2 milhões de usuários, de acordo com a consultoria comScore, número que cresceu 258% no ano passado.
A contratação de Hohagen pelo Facebook veio menos de um mês após a promoção ao cargo de vice-presidente para a América Latina. Até então, Hohagen atuava como diretor para a região.
Segundo o executivo, a saída não foi traumática.
"Quiseram saber se havia algo para mudar a minha decisão, mas não houve nenhum estresse."

AÇÕES
Segundo a Folha apurou, além do desafio de criar uma estrutura do zero, assim como fez no Google, Hohagen teria recebido a oferta de opções de ações da rede social, que hoje vale mais de US$ 50 bilhões.
Formado em jornalismo e com MBA em administração pela USP, Hohagen é tido como um dos executivos mais completos em negócios de internet e inovação -além de ser criador de empresas.
Antes de estruturar as operações do Google, liderou o canal pago HBO Brasil por quase quatro anos e reestruturou as finanças e a operação da companhia.
Também teve passagens por UOL, ABN Amro e Boehringer Ingelheim. É definido como exigente em resultados e em participação da equipe.
"Eu gosto da fase de construir empresas, sentir um pouco mais de emoção e educar o mercado."
Entre o Google e o Facebook, só alguns dias de diferença. Até sexta, Hohagen frequentava os escritórios do buscador, na zona sul de São Paulo. As próximas semanas serão de familiarização com a rede de Mark Zuckerberg, na Califórnia.


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