São Paulo, terça-feira, 15 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MÍDIA 1

Receita com publicidade on-line ultrapassa a de jornais nos EUA

DE SÃO PAULO - A receita com publicidade on-line cresceu 14% nos EUA em 2010, ultrapassando pela primeira vez a dos jornais impressos com publicidade.
A internet recebeu US$ 25,8 bilhões em investimento publicitário no país, US$ 2 bilhões a mais do que os jornais.
Os números constam do relatório "State of the News Media" 2011, do PewResearch Center. O relatório mostra ainda que a situação dos jornais nos Estados Unidos é pior do que no resto do mundo, tanto em termos de audiência quanto de receita. No mundo como um todo, as receitas estão em alta, puxadas pelos países em desenvolvimento, em especial a Índia.
No Brasil, a circulação dos jornais cresceu 1,5% em 2010, e a receita com publicidade, 3,4% (para R$ 3,24 bilhões).
De acordo com o relatório do PewResearch Center, os mecanismos de busca concentram a maior parte das receitas com publicidade on-line (48%) e registraram alta de 16% no ano passado.
O relatório aponta que o grande desafio para o jornalismo não está na queda de audiência ou de receita, mas na perda de controle sobre o próprio destino. "As empresas jornalísticas ainda produzem a maior parte do conteúdo consumido pelo público. Mas cada novo avanço tecnológico adiciona uma nova camada de complexidade -e novos atores- ao conectar conteúdo a consumidores e anunciantes."


Texto Anterior: Seminário: Conferência discute papel do Brasil em temas mundiais
Próximo Texto: Mídia 2: Lançado em São Paulo jornal só para iPad
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.