|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Para Whirlpool, centro no Brasil
é destaque
DE SÃO PAULO
Com mais de 20 centros
globais de desenvolvimento, a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool
encontrou no Brasil um de
seus mais importantes
centros de inovação.
A equipe de 700 engenheiros de produtos para
as marcas Consul, Brastemp e KitchenAid concentra um dos mais altos
índices de desenvolvimento e registros de patentes.
Foram 160 produtos
lançados em 2009 (média
de três por semana) e 50
pedidos de registros no
Instituto Nacional da Propriedade Industrial -alta
de 92% sobre 2007.
A produtividade fez
com que a unidade brasileira passasse a ser exportadora de serviços. "Do total de projetos, 20% referem-se a serviços para outros países", diz Steve Paddock, vice-presidente global de tecnologia.
O segredo da produtividade do país -que é o segundo maior em desenvolvimento, atrás dos EUA-
está na integração de
ideias de engenheiros,
universidades e clientes.
No país, a empresa tem
desde 2006 o concurso
Inova, que premia boas
ideias de estudantes de design e engenharia. Usa
também o portal Battle of
Concept para buscar
ideias em áreas como marketing e comunicação.
Dessa interação, a subsidiária brasileira desenvolveu um refrigerador de
uma porta com descongelamento automático -algo inédito por adaptar
uma tecnologia cara e
complexa a um produto
popular. O projeto poderá
ser exportado, em breve.
Para Paddock, que incorporou à sua rotina de
viagens visitas a lojas para
sentir as tendências do
mercado, esse tipo de relacionamento feito no Brasil
é fundamental. "Engenheiros ganham ou perdem com base no sucesso
dos produtos no mercado,
não no laboratório."
(CF)
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Batalhas de inovação "turbinam" currículo e premiam estudantes Índice
|