São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

País tem o 2º maior mercado de cosmético 'bio'

EM BERLIM

Outro setor orgânico em expansão na Alemanha é o de cosméticos. O país possui o segundo maior mercado de cosméticos "bio" do mundo, atrás dos EUA, e é líder na Europa.
O crescimento foi de 11% entre 2009 e 2010, com faturamento de € 795 milhões no ano passado, segundo relatório do setor divulgado em março. Esse resultado representa fatia de 6,2% do mercado total de cosméticos.
O avanço tem sido ininterrupto desde 2007. "O crescimento nos últimos quatro anos mostra que, aos poucos, o cosmético orgânico vai se tornando mais 'mainstream'", diz Elfriede Dambacher, responsável pelo relatório.
Companhias tradicionais, como Weleda e Dr Hauschka, ainda concentram mais de 50% das vendas, mas passaram a ter forte concorrência de novas empresas com certificação orgânica, como Lavera, Primavera e Logona.
Outro fenômeno é o relançamento de produtos com roupagem orgânica para o chamado "mercado de massa".
Nesse cenário, as marcas buscaram adotar parâmetros de diferenciação, como a associação a projetos de sustentabilidade ou de "comércio justo", algo que as tornassem mais "verdes" aos olhos do consumidor.
Segundo pesquisas, consumidores de cosméticos orgânicos afirmam que esses produtos são mais seguros e eficazes que os tradicionais e partem do valor de que o consumo no presente não deve ter impacto negativo para as gerações futuras.
Os líderes de venda são os produtos para a pele, principalmente para o rosto -entre eles, os cremes anti-idade. (CVN)


Texto Anterior: Alemanha domina consumo de produto orgânico na Europa
Próximo Texto: Eólica da China estuda abrir fábrica no Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.