São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Corrida eleva vendas em 10,5% em setembro

DE SÃO PAULO
DE RIBEIRÃO PRETO


A corrida dos consumidores para compra de carros importados sem o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) elevou as vendas de setembro em 10,5% em relação ao mês anterior.
Segundo a Abeiva (associação dos importadores de veículos), foram 22.569 emplacamentos, ante os 20.420 de agosto. No acumulado do ano, o aumento foi de 110,7%.
"Nossa expectativa para setembro era ficar entre 16 mil e 18 mil unidades emplacadas, mas, com o decreto, houve uma corrida às lojas", disse o presidente da associação, José Luiz Gandini.
Para o próximo mês, a expectativa de Gandini, que também é presidente da Kia no Brasil, é que as vendas comecem a cair com o repasse do aumento do IPI aos preços dos carros importados.
A marca, por exemplo, anunciou anteontem o reajuste médio nos seus veículos de 8,41%, válido até 31 deste mês. Até o final do ano, a empresa poderá anunciar mais dois aumentos, disse o executivo.
A Audi elevou o preço dos seus carros (modelo 2012) em 10%. O modelo A1 (2011), que era comercializado a R$ 89,9 mil em setembro, agora é vendido por R$ 98,8 mil.

JUSTIÇA
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, garantiu à Isper, de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), e à Phoenix, de Vitória (ES), o direito de manter a importação de veículos sem aumento do IPI até 16 de dezembro.
A decisão foi publicada ontem no "Diário Oficial da União". A União havia recorrido das decisões dos tribunais locais, que reconheceram o não cumprimento da noventena para o aumento do imposto, mas não obteve êxito.
Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região também manteve a decisão favorável à marca Chery. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informou que analisa como recorrer das decisões dos tribunais.



Texto Anterior: BNDES reduz linha para ônibus híbridos
Próximo Texto: Brasil tenta atrair investimentos chineses em portos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.