São Paulo, segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Modelo de negócio de banco pequeno poderá ser revisto

DE SÃO PAULO

O modelo de negócio dos bancos pequenos, que se tornaram verdadeiras máquinas de produzir crédito, precisará ser revisto após o rombo bilionário do Banco PanAmericano, segundo o analista Luis Miguel Santacreu, da Austin Ratings.
A maioria desses bancos faz empréstimos de crédito consignado a aposentados e pensionistas do INSS e também a funcionários públicos.
Depois vende as carteiras para os demais bancos aplicarem seu excesso de caixa com retorno acima dos juros do governo.
Quando vende a carteira, o banco originador, que analisou e concedeu o empréstimo, costuma passar adiante a parte boa dos créditos, que é mais fácil de ser avaliada, "precificada" e vendida.
O problema é que esse banco fica com a maior parte de risco de inadimplência, comprometendo o balanço.
No auge da crise de 2008, os bancos pequenos tiveram dificuldade para captar recursos, e foram incentivados pelo BC a vender carteiras de crédito para outros bancos.
Desde então fizeram uma série de contratos com os grandes bancos para vender essas carteiras. Alguns dos contratos são anuais.
"Esses bancos têm muito incentivo para vender carteiras", disse Santacreu.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foco: BM&FBovespa cria aplicativo de iPad que pode ser baixado gratuitamente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.