São Paulo, quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comércio tem expansão recorde em 2010

Em outubro, houve avanço de 0,4% em relação a setembro; ante igual período de 2009, no entanto, alta é de 8,8%

Com boas perspectivas para o Natal, setor deve fechar 2010 com avanço acima de 10%, o melhor dos últimos anos


CIRILO JUNIOR
DO RIO

As vendas do comércio varejista acumulam alta recorde de 11,1% para o período de janeiro a outubro e caminham para fechar o ano com o maior crescimento desde 2001, início da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em outubro, houve avanço de 0,4% nas vendas, na comparação com setembro. Diante de igual período em 2009, a expansão é de 8,8%.
Ante as boas perspectivas para novembro e dezembro, com Natal e pagamento de 13º salário, o ano deve registrar avanço superior a 10% -acima do de 2007 (9,7%), o melhor da história recente.
"A renda real e o emprego em expansão devem garantir um Natal grandioso para o varejo,com alguma perda de brilho para os duráveis de maior valor, mais dependentes de financiamento de prazo maior, que devem sofrer impacto pelas medidas tomadas recentemente pelo BC (Banco Central)", disse a Rosenberg Consultores Associados, em relatório.
Apesar de pressões pontuais nos preços dos alimentos ao longo do ano, o setor de supermercados segue em alta, com avanço acumulado de 9,7% até outubro. A alta do preço dos alimentos, porém, influenciou o resultado do setor, que teve quedas de 0,1% e 0,2%, respectivamente, em setembro e outubro.
O resultado foi minimizado pelo coordenador da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), Reinaldo Pereira. "São pequenas quedas. Não é um sinal de tendência." Como os alimentos são produtos de primeira necessidade, diz, o consumidor vai alterar seu cardápio, se a alta persistir.
As vendas de móveis e eletrodomésticos e de tecidos, vestuário e calçados seguem em alta. Em outubro, subiram, respectivamente, 2,1% e 1,8% ante setembro.


Texto Anterior: Classe C já compra mais eletros que AB
Próximo Texto: Sorveteria argentina Freddo chega ao Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.