São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Aneel avaliza leilão de Belo Monte e vencedor quer adiantar contrato

DE BRASÍLIA - O consórcio Norte Energia, ganhador da concessão da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, pretende antecipar a assinatura do contrato de concessão da usina em pelo menos um mês.
Prevista originalmente para 30 de setembro, a assinatura poderá ocorrer em agosto ou em julho, segundo o superintendente de concessões e autorizações de geração da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Hélvio Guerra.
Ontem a Aneel aprovou, com 15 dias de antecedência, a homologação do resultado do leilão, feito em abril. Inicialmente, o prazo dessa etapa estava previsto para 1º de julho.
Com isso, a CEL (Comissão Especial de Licitações) da agência divulgou novo cronograma para o processo.
Com a homologação, o consórcio terá 30 dias para apresentar à Aneel os documentos que formalizam a SPE (Sociedade de Propósito Específico) com novos integrantes.
Depois disso, o grupo terá 15 dias para o depósito das garantias de fiel cumprimento, equivalente a R$ 1,045 bilhão. Esse montante é uma garantia de que os empreendedores vão de fato construir a usina.
O objetivo dos empreendedores é iniciar a geração de energia em julho de 2014. A previsão anterior era janeiro de 2015.
Os investidores pretendem iniciar o canteiro de obras em setembro, pois em outubro começam as chuvas na região do Xingu (PA). Isso significa que o nível do rio começará a subir, dificultando os serviços.


Texto Anterior: Lula pede raio-X da crise nos Correios
Próximo Texto: Brasileiro poderá se aposentar no Japão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.