São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temor de desaceleração global afeta mercados

Principais Bolsas têm dia de baixa após indicadores ruins de EUA e China

Apesar de indicadores positivos no Brasil, Bolsa de SP sobe só 0,02%, com possível alta dos juros pelo BC


DE SÃO PAULO

O temor pela desaceleração das duas principais forças da economia mundial -Estados Unidos e China- ainda afeta os investidores.
Dois indicadores se destacaram na rodada de ontem. O PIB (soma das riquezas do país) chinês cresceu menos na passagem do primeiro para o segundo trimestre. E, nos EUA, a produção industrial subiu apenas 0,1% no mês passado, após um avanço de 1,3% em maio.
A economia chinesa (que deve ser responsável por cerca de um terço do avanço do PIB global neste ano) se expandiu em 10,3% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2009. Nos primeiros três meses, ela havia crescido 11,9%.
Para analistas, somente os balanços das empresas evitaram o pior, a exemplo do banco JPMorgan, que apresentou lucro de abril a junho acima da expectativa.
Na Ásia, a Bolsa de Valores de Tóquio cedeu 1,12%. Na Europa, as ações recuaram 0,80% em Londres e 1,40% em Paris.
Atravessando o Atlântico, a Bolsa de Valores de São Paulo ficou praticamente estável (alta de 0,02%), enquanto a Bolsa de Nova York teve retração de 0,07%.
O dólar comercial também refletiu essa maior aversão ao risco e fechou em R$ 1,772, alta de 0,45%.
As boas notícias do front doméstico, como a geração histórica de empregos, pouco influenciaram as compras. Um dos motivos é a expectativa de que o Banco Central brasileiro terá que elevar os juros. "O BC deve subir os juros em 0,75 ponto percentual, e a Selic vai chegar a 11% na semana que vem", diz Ivanor Torres, da Geral Investimentos.


Texto Anterior: Bovespa lança simulador de investimento em ações
Próximo Texto: Luiz Carlos Mendonça de Barros: A irracionalidade do trem-bala
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.