São Paulo, sábado, 16 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Furnas cria modelo reduzido de usina hidrelétrica em construção no Madeira

PEDRO SOARES
DO RIO

Líder do consórcio da hidrelétrica de Santo Antonio, no rio Madeira, e responsável pelo projeto de engenharia do empreendimento, Furnas reproduziu um modelo reduzido (1/80 do tamanho) da usina no terreno de subestação da empresa em Belford Roxo, Baixada Fluminense.
O objetivo é estudar o melhor aproveitamento da água e encontrar as melhores soluções durante a construção. Já usado em outras usinas da estatal, o modelo, que custou R$ 10 milhões, reproduz a unidade em funcionamento e permite, por exemplo, medir a velocidade em que a água corre e sua vazão -informações úteis ao projeto.
Na réplica, foi simulado ainda o desvio que está sendo realizado no curso do rio Madeira -indispensável durante a obra para permitir a construção da barragem e de outras instalações que vão ficar no leito original do rio.
"O desvio do rio Madeira é um dos maiores já realizados no mundo por conta da largura e da grande vazão do rio", diz Marcos Botelho, engenheiro de Furnas.
Segundo o técnico, o modelo já permitiu uma economia na obra, com a necessidade de menos escavações e da construção de uma quantidade menor de muros e diques de contenção.
Não soube precisar, porém, o tamanho da economia. "Isso só poderá ser calculado no final da obra", diz. O investimento previsto para a usina é de R$ 14 bilhões.
Para os testes, foi criado um sistema de abastecimento de água para simular a cheia do rio, com capacidade de bombeamento de 2.100 litros por segundo -suficiente para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes.
Furnas lidera o consórcio que constrói a usina, com 39% de participação. Santo Antonio será a terceira maior hidrelétrica do país, com a entrega de, pelo menos, 2.218 MW de energia -volume suficiente para atender a 40 milhões de pessoas. O início da operação está previsto para o final deste ano.


Texto Anterior: Commodities: Produtor testa sites de compra coletiva
Próximo Texto: Governo incentivará plantio e estoques no mercado de etanol
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.