São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 2011

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GVT busca 20% do mercado de TV paga

Empresa de banda larga e telefonia fixa vai vender pacotes de TV por assinatura a partir de 15 de outubro

A disputa será com as duas gigantes do setor, a Net e a Sky, que dividem 11 milhões de assinantes em todo país

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE SÃO PAULO

A GVT, considerada uma das maiores empresas de internet banda larga e telefonia fixa do país, anunciou ontem a entrada no mercado de TV por assinatura com a meta de conquistar 20% do setor em cinco anos.
A disputa será feita com as duas gigantes do setor -a Net e a Sky- que, juntas, atendem quase 11 milhões de assinantes de um mercado em crescimento constante e com estimativas para dobrar nos próximos quatro anos.
Para alcançar a meta, o presidente da GVT, Amos Genish, afirmou que vai oferecer uma TV por assinatura diferente, com canais em HD (high definition) nos três pacotes e valores até 50% mais baixos que a concorrência.
O investimento, de R$ 650 milhões até 2012, consistirá na compra de equipamentos para receber o sinal via satélite. Na casa do cliente, uma antena e um decodificador serão instalados para receber o sinal da TV por assinatura.
As vendas devem começar a partir da segunda quinzena de outubro. Atualmente, a empresa tem 5,25 milhões de linhas telefônicas ativas e 1,4 milhão de pontos de internet banda larga. Não há estimativas de clientes para a TV.
Dentro do conceito de casa conectada, a empresa ainda prevê um equipamento identificado como "power box" que garantirá a convergência entre TV e banda larga para acessos a qualquer hora e qualquer lugar.
Além dos investimentos na TV por assinatura, a empresa prevê aporte de R$ 1,150 bilhão em banda larga e telefonia neste ano. Os recursos virão de financiamento e repasses da empresa Vivendi, controladora da GVT.
Do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a GVT obteve R$ 616 milhões. Da Vivendi, foram € 250 milhões que serão sacados com prazos de vencimento para cinco anos.
De acordo com Genish, os recursos foram necessários porque a empresa ainda não apresenta caixa. A expectativa dele é de que os investimentos possam gerar lucro só a partir de 2013.
Os valores dos pacotes variam de R$ 59,90 a R$ 129,90 por mês. A quantidade de canais pagos em cada pacote varia de 26 a 72, todos com acesso à TV aberta. Outras funções como gravação de programas terão custo de R$ 29,90 para todos os pontos.


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