São Paulo, domingo, 17 de abril de 2011

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Estúdios levam personagens para os tablets

DE SÃO PAULO

Na era dos tablets e dos smartphones, estender o conteúdo das animações das telas do cinema ou da TV é um bom negócio para as produtoras.
Estima-se que, no mundo, o mercado de aplicativos para smartphones vá chegar a US$ 15 bilhões até 2013. Os programas para tablets, que movimentaram cerca de US$ 200 milhões no ano passado, têm projeção de superar US$ 1 bilhão até 2013.
Não à toa, diversos projetos de animação já vêm acompanhados de planos de negócios que abrangem de iPad ao Orkut.
A MSDP já desenvolveu dois aplicativos para tablets, que rodam no iPad e no Android com os personagens da série do fantasma Penadinho. Duas versões foram criadas -uma gratuita e outra completa- com jogos e trechos dos filmes por US$ 4,99.
A intenção é colocar os aplicativos à venda quanto a série for ao ar. As fontes de receita incluem também o licenciamento do aplicativo para celulares.
"A multiplicidade de plataformas traz novas fontes importantes de receita para as produtoras", diz Raul Doria, da MSDP.

VIDEOGAME
Também estão nos planos jogos para videogame e para redes sociais -este último com base no cenário do Parque da Mônica, que será reinaugurado em breve em São Paulo.
Os games venderão itens temáticos e, para isso, a MSDP está buscando parceiros que poderão vender cartões pré-pagos com o crédito para o jogo.
O faturamento estimado pela MSDP com todas as áreas de atuação é de R$ 100 milhões até 2016.
Outra vertente rentável para os estúdios é a do licenciamento de produtos com personagens.
No Brasil, estima-se o mercado de animação em R$ 1 bilhão por ano.
A maior parte vem das licenças de imagem dos personagens para produtos que vão de alimentos a fraldas descartáveis.
"Hoje, 75% do mercado de licenciamento está nos EUA. Precisamos estar lá com conteúdo forte também", afirma Mauricio de Sousa. (CF)


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