São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nova York quer virar a "capital on-line"

Plano prevê maior acesso à internet em espaços públicos e parceria com redes sociais

DE SÃO PAULO

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou um plano para aumentar a presença on-line da cidade, transformando-a em referência mundial.
A expansão do acesso à internet sem fio em áreas públicas da cidade, como parques, está entre as principais medidas previstas pelo plano e deverá ser feita em parceria com empresas privadas.
"Vamos encorajar as pessoas para tornar a iniciativa viável. A cidade não pode simplesmente pagar pela tecnologia Wi-Fi em todos os lugares", disse Bloomberg.
Para identificar as necessidades digitais do município e formular o plano, a autoridade da cidade para assuntos tecnológicos, Rachel Sterne, 27, fez uma pesquisa com milhares de cidadãos e organizações privadas.
A expansão do acesso público à internet foi uma das principais reivindicações da população entrevistada.
Para aumentar a presença de Nova York na web, foram anunciadas parcerias com diversas redes sociais (ver quadro ao lado).
Também está prevista a aquisição de um sufixo (extensão de sites) ".nyc" para páginas do município e uma reformulação no site da prefeitura, que é acessado anualmente por mais de 24 milhões de visitantes únicos.
Atualmente, 98% dos domicílios de Nova York possuem acesso à internet banda larga.
O município também está presente em plataformas móveis de internet. Mais de 17 mil pessoas já baixaram os aplicativos municipais para iPhones, entre eles uma calculadora de dosagem alcoólica no sangue e uma roleta que escolhe o motorista que não deve beber.
Apoiador de iniciativas que tornem a cidade mais preparada para a integração digital, Bloomberg tem conta no Facebook e no Twitter, mas não os atualiza pessoalmente e não quer aumentar o uso das redes sociais. "Sou muito antiquado. Eu utilizo e-mail", afirma o prefeito.


Com o "New York Times"


Texto Anterior: Internet via celular cresceu 138% em 2010
Próximo Texto: Emirates quer usar superjato no Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.