São Paulo, quinta-feira, 17 de junho de 2010 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
JULIO VASCONCELLOS Botequim 2.0
ÀS 6H de um sábado frio no bairro do Brooklin Novo, em São Paulo, Elias Freire Jr. se preparava para abrir a DeliCake, sua loja que vende a versão mais saudável de cupcakes -bolinhos confeitados que são um sucesso nos Estados Unidos. Enquanto os toques finais estavam sendo aplicados aos bolinhos, Elias pegou seu celular e completou um passo comum em sua rotina matinal. Tuitou aos seus clientes: os DeliCakes estarão disponíveis em uma hora. Como Elias, milhares de pequenos comerciantes estão se valendo da revolução da mídia social. Por meio de novos canais de comunicação e modelos de compras, o empresário é capaz de alavancar suas vendas de forma eficiente, melhorar seu produto para atender os gostos do consumidor e otimizar em tempo real sua operação no contexto do consumidor e do mercado. O alto nível de confiabilidade da informação que a comunicação boca a boca oferece atinge larga escala e é potencializado ao extremo pelas redes sociais. Quando Elias atualiza a página do DeliCake no Facebook, centenas de pessoas visualizam a novidade e compartilham com seus amigos com um simples clique do mouse. Com essa transmissão rápida e eficiente, Elias faz com que seus consumidores divulguem seu produto em uma escala muito maior do que já foi possível, sem pagar nada. A revolução social da web causa grande impacto nos velhos modelos de compras on-line. Lancei o PeixeUrbano.com para trazer ao Brasil a compra coletiva, modelo inovador de e-commerce que tem tido muito êxito nos EUA e na Europa. Por meio da compra coletiva, usuários têm a oportunidade de usufruir de promoções, contanto que um número mínimo de pessoas façam a compra -algo que só é possível devido ao crescimento da web social. Para Elias, a promoção no Peixe Urbano aumentou suas vendas em 30%. Tudo isso devido ao boca a boca gerado por compradores inseridos nessa revolução social do e-commerce. A web social ajuda o comerciante a participar de forma autêntica e transparente das conversas que os consumidores estão tendo sobre sua marca. Com esse feedback em tempo real, o comerciante pode melhorar seus produtos para atender os gostos e as exigências do consumidor. Uma enquete que levava semanas e muito dinheiro para ser realizada hoje pode ser feita em uma hora por meio de uma página no Facebook. Serviços baseados em localização e tempo real têm sido um dos temas mais quentes no Vale do Silício neste último ano. Do ponto de vista do comerciante, esses serviços ajudam a promover o negócio de forma contextual -baseado ou no contexto do consumidor (por exemplo, no seu local naquele instante) ou no contexto do negócio (se um restaurante estiver vazio, por exemplo). Voltando a Elias, visando uma tarde com público menor do que o esperado, ele aproveita o Twitter para oferecer ofertas exclusivas e atrair pessoas naquele momento para dentro da DeliCake. Nos EUA, o aplicativo FourSquare permite que usuários recebam descontos de estabelecimentos próximos sempre que o usuário compartilha sua localização com seus amigos por meio do seu telefone celular. Com o FourSquare, estabelecimentos compartilham promoções exclusivas baseadas no contexto do consumidor -nesse caso, alguém que está perto do local. Acredito que, à medida que o mundo digital se torna mais aberto e social e novos paradigmas de interação revolucionam antigos modelos, veremos uma transformação total em como descobrimos e interagimos com negócios do nosso bairro. Fico muito satisfeito de ver pequenos comerciantes como Elias utilizando ferramentas sociais para alavancar seu negócio no dia a dia. Com esses recursos, seu negócio cresce e é capaz de conhecer como nunca antes o perfil de seu público. JULIO VASCONCELLOS, 29, economista, é fundador e presidente-executivo do site de compras coletivas Peixe Urbano e gerente para o Brasil do Facebook. Passa a escrever às quintas, mensalmente, nesta coluna. julio.folha@yahoo.com AMANHÃ EM MERCADO: Luiz Carlos Mendonça de Barros Texto Anterior: Bovespa sobe 0,5%, e dólar se mantém abaixo de R$ 1,8 Próximo Texto: Novidade: Julio Vasconcellos passa a assinar coluna Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |