São Paulo, segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Seguradoras simplificam planos para pequenos

Opções para empresas menores têm menos alternativas de contribuição

Implantação desse tipo de benefício pode levar de 45 a 60 dias; em empresas maiores, leva-se até seis meses

Diego Shuda/Folhapress
Luiz Fernando Teixeira, da Intertechne, que adotou plano de previdência, e o funcionário Alexandre do Prado

DE SÃO PAULO

Para atender a demanda crescente de empresas menores por planos de previdência privada, seguradoras têm adaptado produtos existentes e também criado novos, de implementação rápida.
Em um plano de previdência privada mais simples, há menos variações nos valores de aplicações possíveis, tanto para o funcionário como para a empresa.
Geralmente, uma companhia de grande porte oferece ao empregado várias faixas de contribuição, que normalmente são percentuais definidos sobre o salário.
Além disso, estipula diversas possibilidades de contrapartida da empresa, que pode aplicar no plano desde 1% até 100% do total aportado mensalmente na conta.
"Um plano para uma empresa grande pode levar até seis meses para ser implantado, enquanto um mais simples leva de 45 a 60 dias", diz Carolina de Molla, diretora de seguros da SulAmérica.
A Bradesco Vida e Previdência, responsável por mais da metade das aplicações feitas nesses produtos no país neste ano, diz que 90% das empresas que contrataram planos de previdência na seguradora nos últimos 12 meses são médias ou pequenas.

GRANDES COMPANHIAS
"Mas o espaço para crescer nas grandes companhias também é significativo", diz Eugênio Velasques, diretor-executivo da Bradesco Vida. "Do nosso total de clientes desse porte que já possuem outros benefícios para os funcionários, como plano de saúde, 15% ainda não oferecem previdência com contrapartida empresarial", completa.
"A previdência ainda não está em alta prioridade para as companhias, como o plano de saúde", afirma Mauro Guadagnoli, superintendente comercial da Brasilprev.
"Mas começa a galgar posições em um cenário em que empresas menores disputam mão de obra qualificada com as grandes." O número de companhias clientes da seguradora subiu 18% ao ano nos últimos dois anos, segundo o executivo. Hoje, são 4.400 grupos que reúnem 11.800 empresas, sendo 97% delas médias e pequenas.
(CAROLINA MATOS)


Texto Anterior: Previdência ajuda a reter funcionários
Próximo Texto: Perguntas e respostas sobre previdência
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.