São Paulo, quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MMX e Usiminas fazem acordo para explorar minério de ferro

Empresa de Eike Batista vai explorar área da parceira em Minas

JANAINA LAGE
DO RIO

A MMX, empresa de mineração do empresário Eike Batista, anunciou ontem o fechamento de uma parceria com a Usiminas para o desenvolvimento conjunto da mina Pau de Vinho, em Serra Azul, Minas Gerais.
A Usiminas é dona dos direitos minerários, mas caberá à MMX realizar os investimentos de extração e produção do minério de ferro de Pau de Vinho. A MMX terá direito a 86,5% da produção e a Usiminas, a 13,5%.
A operação não envolve recursos financeiros e a assinatura do acordo final deve ocorrer em janeiro.
A Usiminas já havia anunciado que investirá R$ 550 milhões a partir do próximo ano no aumento de sua capacidade de produção de minério de ferro para 12 milhões de toneladas até 2012.
A capacidade da mina de Pau de Vinho foi estimada em 8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. As reservas totais estimadas na mina chegam a 800 milhões de toneladas.
Para a Usiminas, o negócio facilitará o escoamento da produção. Em 2012 entra em operação o porto Sudeste, localizado em Itaguaí, no Rio de Janeiro. A Usiminas poderá fechar operações com a PortX Operações Portuárias, que também pertence ao grupo de empresas de Eike, para embarque de minério de ferro entre 2012 e 2016.
O acordo preliminar prevê embarques de 3 milhões de toneladas em 2012, aumentando anualmente e atingindo 12 milhões de toneladas em 2016.
O diretor de relações com investidores da MMX, Roger Downey, disse que ainda não há um valor previsto de investimento. O primeiro passo no projeto será o licenciamento da área.
Na região de Serra Azul (Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais), a MMX opera as minas Tico-Tico e Ipê. No início do ano, o grupo chinês Wisco comprou participação de 21,52% na empresa. Neste ano, a MMX anunciou ainda o fechamento de um contrato que prevê o aumento de capital e a entrada da sul-coreana SK Networks como acionista.


Texto Anterior: Brasil Foods eleva preço com alta de custo
Próximo Texto: OSX transferirá estaleiro de SC para o Rio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.