São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Dependência de presidente também é uma das fraquezas da empresa

PAULA LEITE
EDITORA-ASSISTENTE DE MERCADO

Entre os muitos acertos da Apple, talvez o maior tenha sido trazer Steve Jobs de volta, em 1996.
Ele havia saído da empresa que ajudou a fundar em 1985, após se desentender com o então presidente. Nesse período sem Jobs, a Apple quase foi para o buraco.
Mas a genialidade de Jobs para comandar equipes que criam produtos que todos querem e de servir como o melhor vendedor da marca Apple também é uma das fraquezas da empresa.
A imagem da Apple foi colada de tal forma à de seu presidente que é difícil imaginar o lançamento de um i-alguma-coisa sem Jobs o mostrando de camiseta de gola alta preta e calça jeans.
Relatos de ex-funcionários e jornalistas próximos à empresa dão conta de que Jobs é centralizador e que faz suas equipes lhe apresentarem dezenas, se não centenas, de versões de cada hardware ou software antes de decidir como ficará o produto final.
A questão que preocupa os acionistas é se um eventual novo presidente terá a mesma visão de futuro e do que os consumidores querem.
A preocupação se acentua quando se pensa que a expansão da Apple daqui para a frente será mais difícil. Tendo tido sucesso em computadores de mesa, notebooks, celulares, tablets e aparelhos de música, sobram poucos segmentos tecnológicos para a empresa tentar dominar.
E a entrada da Apple em outros segmentos nem sempre tem sido tranquila. Exemplo é o Apple TV, que não chegou a empolgar.
Outra aposta é vender conteúdos, servindo de intermediária entre quem o produz e quem o consome em seu iPad, iPhone ou iPod -a empresa vende música, livros e aplicativos, entre outros.
Mas esse caminho também tem percalços: a Apple já comprou briga com gravadoras e estúdios e agora enfrenta as reclamações de editoras.
Os acionistas torcem para que a empresa seja transparente sobre a saúde de Jobs e a sua sucessão, mas não é isso que tem acontecido.


Texto Anterior: Empresas de mídia questionam restrição sobre conteúdo para iPad
Próximo Texto: "Nerd é um empreendedor nato", afirma especialista
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.