São Paulo, terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENERGIA

Patriota diz que país cumprirá acordo de Itaipu com Paraguai

DA FRANCE PRESSE - O novo chanceler do Brasil, Antonio Patriota, assegurou ontem que o governo de Dilma Rousseff vai dar "alta prioridade" à ratificação pelo Senado do acordo firmado em 2009 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê o pagamento de US$ 360 milhões anuais pela venda da energia que corresponde ao Paraguai na usina de Itaipu Binacional.
"Como resultado das eleições do ano passado, com a nova composição do Congresso, acredito que este ano será mais favorável à ratificação destes instrumentos. Esperamos em um prazo relativamente breve ter notícias positivas", disse Patriota.
Após reunir-se com o presidente paraguaio, Fernando Lugo, o novo ministro das Relações Exteriores do Brasil enfatizou que o novo governo de Rousseff atribui alta prioridade à ratificação.
Em 25 de julho de 2009, Lula e Lugo firmaram em Assunção um pacote de 31 acordos. O principal era o compromisso do Brasil em triplicar a remuneração ao Paraguai pela energia elétrica correspondente à hidrelétrica de Itaipu Binacional.


Texto Anterior: Investimento externo no Brasil cresce menos que média da AL
Próximo Texto: Viagens: ONU vê alta de 6,7% no turismo internacional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.