São Paulo, sábado, 18 de junho de 2011

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CRÍTICA TECNOLOGIA

Livro conta expansão do Google vista "de dentro"

Proximidade a executivos da empresa, porém, leva a problemas na obra

PAULA LEITE
EDITORA-ASSISTENTE DE MERCADO

"In the Plex" livro do jornalista Steven Levy sobre o império Google, chega perto do que parece ser seu objetivo: ser o tratado definitivo sobre o tema.
Quem pouco usava a internet antes de o Google surgir, em 1998, pode não se lembrar de como o mecanismo de busca era radicalmente melhor que os concorrentes.
Levy faz um bom trabalho ao relatar as decisões empresariais que levaram o Google a transformar a posição dominante no que poderia ter sido apenas um nicho da internet em uma empresa extremamente lucrativa.
O feito é mais impressionante quando lembramos que o Google ampliou seus ganhos e abriu o capital depois do estouro da bolha da internet, em 2000.
O livro conta bem, com anedotas e informações de bastidor, dois momentos que se mostraram decisivos para o futuro do Google.
Um deles foi a contratação de Eric Schmidt como presidente e a profissionalização da trupe de programadores e engenheiros previamente comandados pelos fundadores Larry Page e Sergey Brin.
O outro foi o desenvolvimento dos sistemas AdWords e AdSense, que traduziram as inovações do Google em venda de anúncios. O acesso de Levy a Page, Brin e outros "googlers" como Marissa Mayer e Salar Kamangar permite a ele contar essa história "de dentro" da corporação. Também fica claro que Levy conhece o Google desde os primórdios.
Essa proximidade, porém, leva a problemas. Em certas passagens tem-se a impressão de que Levy não entra em tantos detalhes quanto poderia sobre saborosas disputas internas e externas.
Um desses episódios é o rompimento do Google com a Apple: antes parceiras, as empresas praticamente romperam quando o Google desenvolveu o sistema para celulares Android, passando a competir com o iPhone.
Levy também parece "comprar" a versão da empresa, como quando relata as críticas ao Google por lançar produtos que pouco ou nada agregam em receita.
"Se as pessoas usam mais a internet, isso é bom para o Google" é a explicação do autor para esses projetos, que coincide com a da empresa.
Mais problemático é o capítulo sobre a polêmica entrada na China. Da forma como é narrada, essa é a história de como o Google queria oferecer busca on-line para melhorar a vida dos chineses e por isso se resignou a exibir resultados censurados.
Depois, acuada pela censura cada vez mais pesada e pelo favorecimento ao concorrente Baidu, a empresa acabou saindo do país.
Já um cínico poderia dizer que o Google viu oportunidade de lucro no país em rápido crescimento, mas desistiu quando percebeu que o desgaste à sua imagem não era compensado pela receita.
O livro não deixa de ser de interesse devido às informações empresariais sobre a trajetória do Google, mas a tendência do autor a ficar sempre do lado da empresa o impede de ser melhor.

IN THE PLEX

AUTOR Steven Levy
EDITORA Simon & Schuster
QUANTO US$ 15,47 (R$ 25 - 432 págs.)
AVALIAÇÃO Regular


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