São Paulo, sábado, 18 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Por algodão, Brasil ameaça retaliar EUA

DE BRASÍLIA

O governo brasileiro ameaça retaliar os Estados Unidos caso o Congresso norte-americano mantenha o bloqueio do pagamento de US$ 147 milhões anuais ao Brasil devido à disputa comercial sobre o algodão.
Esse valor foi aprovado pelos dois países em acordo do ano passado, mas foi bloqueado na quinta-feira em decisão da Câmara dos Representantes dos EUA. O texto ainda precisa da aprovação do Senado.
"[Esse resultado] poderá ensejar a retomada pelo Brasil do processo de retaliação comercial, inclusive na área de propriedade intelectual, que já foi autorizado pelo órgão de solução de controvérsias da OMC [Organização Mundial do Comércio]", disse o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores).
O Brasil questiona os subsídios pagos aos produtores americanos de algodão, considerados ilegais pela OMC.
As retaliações foram avaliadas em US$ 800 milhões -daí o empenho em resolver a disputa por meio de uma indenização.
"Eventual suspensão dos pagamentos ao fundo do algodão configurará um rompimento de um compromisso bilateral", disse o chanceler
Patriota ressaltou, no entanto, que o Executivo dos EUA se mostrou contrário à posição da Câmara de representantes do país. (FLÁVIA FOREQUE)


Texto Anterior: Commodities:
Brasil vence EUA em disputa na OMC sobre suco de laranja

Próximo Texto: Análise/Combustíveis: Inovações demandarão aumento da produção de cana
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.