São Paulo, domingo, 18 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas investem nesse consumidor

DE SÃO PAULO

Empresas dos setores automobilístico, imobiliário, de cosméticos e de bebidas já investem para elevar o padrão de seus produtos -populares- e atender de forma diferenciada os consumidores emergentes do país.
"Quem não investir nesse consumidor vai perder espaço. Vejo que há um movimento, de alguns setores, para levar a essa base da pirâmide diferentes formas de ter acesso a produtos a que antes não tinham", afirma Carlos Ferreirinha, presidente da MCF, uma das principais consultorias do setor de luxo do Brasil.
"Estamos vivendo em um mundo emergente, em que a base de consumidores novos está explodindo em todas as regiões, inclusive do país", diz ele.
"Se as empresas não olharem de forma criteriosa e estratégica para esse público, perderão a chance de vender para essa base, que fará a diferença nos próximos anos."
Para se aproximar desse consumidor, empresas de perfumes e cosméticos, por exemplo, abriram corners de vendas em lojas de departamento, como a Renner, ou em supermercados, como nos hipermercados Extra.
"São exercícios pontuais para atingir esse consumidor", diz o consultor.
A Natura, por sua vez, abriu espaços -as chamadas Casa Natura- para que consultoras e consumidoras da marca possam conhecer melhor e provar seus produtos.
Já as Casas Bahia optaram em fazer, no final do ano, um evento destinado a atender as classes C, D e E de forma diferenciada.
"A Super Casas Bahia é um grande exemplo de como esse público é atendido com shows especiais da Disney, parques, monitores para seus filhos. O consumidor recebe algo nesse evento a que não teria acesso no dia a dia", diz.
No ano passado, a C&A fechou uma parceria com o estilista Reinaldo Lourenço para desenvolver uma coleção exclusiva para a rede.
"Foi uma forma de traduzir um estilista conceituado do país e permitir que a base da população acesse produtos criados por um estilista top", diz Ferreirinha.
(CR)


Texto Anterior: O luxo da classe C
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.