São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Amazon exclui editoras e negocia com escritores

Empresa deve lançar 122 livros em papel e formato digital até o fim do ano

Editores se apavoram com a concorrência da companhia, capaz de pagar US$ 800 mil para publicar um livro

DO "NEW YORK TIMES"

A Amazon.com mostrou aos leitores que eles não precisam de livrarias físicas. Agora incentiva os escritores a descartar as editoras.
Até dezembro a Amazon deve lançar 122 livros em uma série de gêneros, em papel e formato digital. A empresa vai competir de frente com as editoras de Nova York -que são também as suas maiores fornecedoras.
A Amazon trouxe um editor veterano, Laurence Kirshbaum, para produzir livros de ficção e não ficção de nomes conhecidos no mercado.
Assinou seu primeiro contrato com o autor de livros de autoajuda Tim Ferriss.
Na semana passada, anunciou a publicação de um livro de memórias da atriz e diretora Penny Marshall, pelo qual pagou US$ 800 mil, segundo uma pessoa próxima da transação.
As editoras dizem que a Amazon corteja agressivamente alguns de seus autores de maior sucesso.
Várias se negaram a falar "on the record". Dennis Loy Johnson, da Melville House e conhecido por falar com franqueza, disse: "Os editores estão apavorados e não sabem o que fazer".
Executivos da Amazon se negaram a revelar quantos editores a empresa emprega ou quantos livros contratou.
As editoras tiveram um vislumbre do futuro no fim do mês passado, quando a Amazon lançou o seu novo tablet, o Kindle Fire.
Jeffrey Bezos, o executivo-chefe da empresa, se referiu várias vezes ao aparelho como um "serviço de uma ponta a outra", suscitando a imagem de um mundo em que a Amazon desenvolve, promove e entrega o produto.

Tradução de CLARA ALLAIN



Texto Anterior: Nizan Guanaes: A jovem era das revoluções
Próximo Texto: Smartphone 1: BlackBerry dá aplicativos após falha
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.