São Paulo, sábado, 18 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Leitor eletrônico com tela colorida abre espaço para imagens

Com sucesso de iPad e Nook Color, editoras avançam na conversão de livros ilustrados

JULIE BOSMAN
DO NEW YORK TIMES"

Milhões de consumidores adotaram os leitores eletrônicos com telas em preto e branco, como o Kindle, para a leitura de romances, mas os livros com ilustrações coloridas em geral continuaram a funcionar melhor em papel.
Agora, as editoras estão avançando na conversão de seu acervo de livros ilustrados para formatos eletrônicos, na esperança de aproveitar a crescente popularidade do Apple iPad e do Nook Color -lançado pela Barnes & Noble em outubro- e sua capacidade de mostrar fotos e ilustrações em cores.
A Apple lançou na quarta-feira mais de cem títulos em sua iBookstore, uma mistura de livros infantis, de fotografia e receitas.
Os preços dos livros ilustrados eletrônicos serão, no geral, semelhantes aos dos livros em papel.
As editoras estavam ansiosas para vender livros ilustrados em forma digital, especialmente livros infantis, porque podem se tornar fonte significativa de receita.
Jon Anderson, editor responsável pela divisão infantil da Simon & Schuster, disse que a editora "estava ansiosa por isso desde que surgiram os livros eletrônicos".
"Agora podemos incluir nossos livros ilustrados na revolução da leitura eletrônica", disse Anderson. "Isso nos oferece grande oportunidade de transformar nosso conteúdo em dinheiro, de uma maneira que antes não era possível."
O iPad e o Nook Color são dois dos aparelhos que abriram possibilidades de conversão de livros ilustrados em livros eletrônicos, mas especialistas preveem que novos aparelhos logo surgirão.
Mas converter livros com grande número de imagens em versões digitais não vem sendo fácil. Os autores se preocupam com a aparência que seu trabalho terá em uma tela, e as editoras vêm enfrentando dificuldades para reproduzir em mídia eletrônica a experiência de ler um livro em papel.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Foco: iPad "genérico" é vendido a partir de R$ 660 em galerias do centro de SP
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.