São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo deve saber usar a web, diz guru

Na Campus Party, Tim Berners-Lee, um dos "pais" da rede, diz que dados sobre clima e moradia devem ser publicados

Al Gore, que participou do evento, disse que a internet pode reunir pessoas em torno de uma causa em comum

Paulo Whitaker/Reuters
Participantes no 2º dia da Campus Party, em São Paulo; jovens usamoTwitter como rede de serviços no espaço da feira

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

A internet é aliada dos governos livres e deve ser usada pelos países para fornecer informações relevantes a suas populações, como dados de saúde, economia e clima.
Essas foram as duas constatações principais de Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA (1993-2001), e de Tim Berners-Lee, um dos criadores da web, durante palestra no segundo dia da Campus Party, evento que reúne apaixonados por tecnologia e entretenimento em São Paulo.
"Há muitos dados interessantes de posse dos governos e recomendo fortemente que eles sejam compartilhados porque é de interesse público. Não digo sobre informações sigilosas, mas dados sobre clima, moradia e educação", disse Berners-Lee.
Al Gore afirmou que a internet pode ajudar a transformar o cenário desfavorável de aquecimento global que o mundo vive atualmente.
"As inundações épicas são reflexo da emissão de poluentes. Todos os dias despejamos 90 milhões de toneladas de poluição, contribuímos com o aquecimento global. Daqui a 20 anos isso ainda estará na atmosfera."
Segundo ele, a internet tem o poder de reunir pessoas em torno de uma causa, e o combate ao aquecimento global pode ser uma delas.

LIBERDADE NA WEB
A liberdade da internet foi outro tema debatido pelos palestrantes.
Segundo o guru da web, esses dados podem ser aproveitados pelas populações para seu próprio benefício e fomentar a "revolução dos dados" que os internautas vivem atualmente.
"A forma como os aparelhos portáteis estão crescendo impulsiona o compartilhamento de dados móveis em várias áreas. É a democratização do acesso", disse.
Al Gore aproveitou a apresentação para falar da internet livre e a relação entre os governos e a rede. "Internet é poder e governos livres não temem a internet, apenas os regimes totalitários."
O ex-vice-presidente do governo Bill Clinton citou ainda a questão da Tunísia, que vive instabilidades políticas grandes. Segundo ele, a população tem nas mãos o poder de fazer uma revolução se quiser.

TERRITÓRIO LIVRE
O ex-vice-presidente Al Gore e Tim Berners-Lee falaram ainda sobre a importância de a internet ser território independente, sem controle de governos ou empresas.
A discussão vem em um momento em que a neutralidade da internet é questionada, inclusive por iniciativas de empresas globais sobre a possibilidade de priorizar conteúdo de acordo com a vontade do usuário.
Empresas de telefonia que barram o livre trânsito de vídeos ou conteúdo na rede como forma de "proteção" à sua infraestrutura também têm esse tipo de interferência criticada.
Sob a ótica dos especialistas, todo conteúdo e toda navegação devem ser tratados da mesma forma, sem privilégios ou proibições.
"Quando alguém tentar impedir que vocês acessem um conteúdo, protestem. Em paz, mas protestem", disse Berners-Lee.
As formas podem ser diferentes, segundo ele. Pode envolver desde protestos silenciosos, como posts em blogs e no Twitter, ou também ganhar proporções maiores, como, por exemplo, reclamar com a companhia telefônica que bloquear o acesso.
A Campus Party espera até domingo 6.500 participantes, 8% a mais do que no ano passado.


Texto Anterior: Aviação: Azul ligará Campinas a Ribeirão Preto e a São José do Rio Preto
Próximo Texto: Foco: No evento, participantes preferem o Twitter para interagir com vizinhos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.