São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EMPRESAS

Herdeiro do grupo Ferrero morre em acidente de bicicleta na África

Roberto Monaldo/Associated Press
Pietro Ferrero, do grupo italiano que fabrica Nutella e TicTac

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O executivo-chefe e um dos filhos do fundador do grupo italiano Ferrero, Pietro Ferrero, morreu ontem em um acidente de bicicleta na África do Sul.
Ele realizava uma viagem de negócios e morreu "durante seu habitual treinamento com bicicleta, provavelmente por causa de uma indisposição", informou a empresa, em comunicado.
Antes, o grupo -dono das marcas Nutella, Tic Tac, Kinder Ovo e Ferrero Rocher- havia divulgado uma primeira nota na qual afirmava que as causas da morte ainda não eram conhecidas.
Com 47 anos, Pietro Ferrero era um dos diretores do grupo, ao lado de seu irmão.
"Desaparece um dos maiores representantes do capitalismo italiano", declarou Emma Marcegaglia, presidente da confederação de industriais da Itália, Confindustria.
"Era um empresário com talento excepcional, visão estratégica e profunda sensibilidade", afirmou o ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini.
O grupo é um gigante do setor de doces, com vendas de 6,6 bilhões (R$ 15 bilhões) em 2010, 18 fábricas em todo o mundo e mais de 21 mil empregados.
No Brasil, o grupo está presente desde 1994, quando trouxe o Kinder Ovo. No ano seguinte vieram Ferrero Rocher, Tic Tac e Kinder Bueno. Em 1997, o grupo abriu uma fábrica em Poços de Caldas (MG). Hoje, conta com cerca de mil funcionários. A produção é destinada ao mercado interno e à exportação.

CHOCOLATE COM AVELÃ
A lenda da família Ferrero começou nos anos 1940, na região de Piemonte, ao norte da Itália.
Na ocasião, Pietro Ferrero, confeiteiro de Alba, teve a ideia de utilizar avelãs para substituir o cacau, muito caro, na preparação de um creme que ficou conhecido sob a marca Nutella.
Michele Ferrero, hoje aos 85 anos, é o homem mais rico da Itália, de acordo com a revista americana "Forbes".
A empresa não é cotada na Bolsa de Milão e se mantém como um grupo familiar.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tributos: Nota Fiscal Paulista libera hoje créditos de 2010 ao contribuinte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.