São Paulo, sábado, 19 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desastre da BP leva a marketing acidental de detergente nos EUA

Dawn é usado por ONGs para lavar bichos cobertos de óleo; frascos aparecem em reportagens

Apesar da oportunidade, empresa evita ligar sua imagem diretamente ao acidente no golfo do México


DO "NEW YORK TIMES"

Em abril, a fabricante do detergente para louças Dawn começou a veicular comerciais de TV que ressaltavam que o produto é o preferido das ONGs que limpam aves e mamíferos atingidos por vazamentos de petróleo.
O anúncio mostrava lontras e patinhos enegrecidos emergindo limpos de um banho de Dawn, que é vendido nos EUA.
A maior parte dos comerciais foi veiculada no período que antecedeu o Dia da Terra, em 22 de abril. Dois dias antes, explodiu a plataforma petroleira Deepwater Horizon, no golfo do México.
A explosão foi uma estranha coincidência para o marketing do Dawn. A empresa começou a ver as imagens do comercial recriadas em reportagens de TV sobre aves cobertas de petróleo.
As câmeras flagram rotineiramente embalagens de Dawn ao fundo de cenas que mostram pelicanos e gaivotas sendo lavados.
"É uma situação difícil", disse Susan Baba, porta-voz do Dawn, produzido pela Procter & Gamble.
E no entanto, existe uma oportunidade. "Um vazamento de petróleo é exatamente a situação na qual o Dawn pode ajudar e exatamente aquilo que desejamos comunicar sobre o produto: forte na remoção da gordura, mas ameno", disse Baba.
Mas ela diz que a empresa não divulgou comunicados nem veiculou comerciais que mostrem o desastre no golfo do México. Baba diz que a marca não decidiu se continuará a veicular a campanha atual depois de junho, quando ela deveria sair do ar.
Na semana passada, cerca de 30 pássaros chegavam por dia a um centro em Fort Jackson. O óleo que os recobria era tão espesso que primeiro tinha que ser tratado com um agente químico.
Em seguida, os animais eram limpos em pias. O Dawn é aplicado diretamente nas aves e esfregado nas penas. O petróleo é tão grosso que os cientistas dizem gastar um frasco de Dawn por balde e três baldes de água por pelicano.

Tradução de PAULO MIGLIACCI



Texto Anterior: Roberto Rodrigues: Fazendas aqui, florestas aqui
Próximo Texto: Internet: Facebook faturou mais de US$ 600 mi, segundo Reuters
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.