São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mudanças sociais acontecem mais rápido

DE BRASÍLIA
As mudanças em países em desenvolvimento ocorrem mais rapidamente hoje do que ocorriam no passado.
Esse movimento é observado em áreas distintas como acesso à educação e taxa de fertilidade.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o número de matrículas escolares de meninas entre 6 e 12 anos saltou de 57% para 88% em 40 anos (entre 1870 e 1910).
Já o Marrocos obteve um salto semelhante nas matrículas de meninas em pouco mais de uma década (de 1997 a 2008).
De acordo com o Banco Mundial, entre os principais motivos para esse rápido crescimento estão programas de transferência de renda, maior incentivo à educação e crescimento econômico continuado.
"Desde 1950, 13 países em desenvolvimento têm crescido a uma média de 7% ao ano por 25 anos ou mais, um ritmo sem precedentes antes da segunda metade do século 20", afirma trecho do documento.
"No caso do Brasil, há um destaque para o crescimento econômico em diferentes classes da sociedade", ressaltou Ana Revenga, do Banco Mundial, uma das autoras do estudo.
A queda da taxa de fertilidade também foi expressiva nas últimas décadas.
Em um século, os Estados Unidos viu o número de filhos por mulher cair de 6 para 3 crianças. Na Índia, essa redução levou 25 anos.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.