São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 2011

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O ASSUNTO É PREVIDÊNCIA SOCIAL

INSS tem mais pedidos sem resposta há 45 dias

DE SÃO PAULO

O número de pedidos de benefícios previdenciários há mais de 45 dias sem resposta do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aumentou.
Se a concessão demorar mais que esse prazo, o INSS é obrigado a corrigir monetariamente os valores que forem pagos em atraso.
Em julho, segundo dados da Previdência Social, 66.467 benefícios estavam pendentes há mais de 45 dias.
Isso equivale a 19,8% do total de pedidos sem resposta (336.308).
Em junho, o número de pedidos pendentes de resposta era maior: 373.191.
Entretanto, apenas 60.959 desses pedidos estavam na fila há mais de 45 dias.
Além disso, enquanto em junho o percentual de pedidos sem resposta há mais de 45 dias era de 16,3% do total, em julho o valor saltou para 19,8%.
O INSS não informou o motivo dessa mudança.
Também houve aumento no número de pedidos acima do prazo por culpa do INSS: passou de 41.334 para 43.376 nos dois períodos, uma alta de quase 5% em um mês.
Apesar da alta de julho, os números ainda são melhores do que um ano antes.
No mesmo mês de 2010, dos 491.642 pedidos pendentes, 121.815 -ou 24,8% do total- aguardavam há mais de 45 dias por uma resposta do instituto.



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