São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 2011

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FOCO

"Caipirinha alemã" fatura com estilo de vida brasileiro

Divulgação
Anúncio da bebida Bayão, da cervejaria Veltins, no prédio da loja de eletrônicos Saturn em Alexanderplatz, em Berlim

DENISE MENCHEN
DE BERLIM

A tradicional cervejaria alemã Veltins, fundada em 1824, investiu cerca de 500 mil (R$ 1,1 milhão) para criar uma bebida engarrafada com "gosto de caipirinha" -e, até o fim do ano, despejará outros 6 milhões (R$ 13,8 milhões) para promovê-la no mercado alemão.
Batizado de Bayão, o produto é uma combinação de vinho de frutas e refrigerante com aroma que imita o sabor do drinque brasileiro. Uma embalagem com quatro garrafas de 275 ml sai por 4,99 (cerca de R$ 11,50). O teor alcoólico é de 5,4%, próximo ao de uma cerveja.
Ulrich Biene, porta-voz da Veltins, explica que a decisão de criar a bebida -a primeira que não contém cerveja já lançada pela empresa- foi tomada depois que pesquisas de mercado mostraram que o "estilo de vida" brasileiro faz sucesso entre os alemães com idade entre 20 e 30 anos.
"Esse mundo de vivências dos brasileiros, marcado pelo sol, pelas praias e pelo Carnaval, é algo que tem um apelo emocional bastante positivo na Alemanha e na maioria dos países europeus", diz Biene.
O produto foi lançado em fevereiro e pode ser encontrado em mais de 20 mil pontos de venda em cidades alemãs. Apenas nas últimas semanas, porém, começou a forte divulgação: pôsteres e outdoors em pontos turísticos, como a praça Alexanderplatz em Berlim, e em estações de metrô.
O comercial feito para a TV foi gravado no Rio e mostra o modelo e DJ Jesus Luz animando uma festa à beira-mar. "Feel Brazil, Go Bayão" (Sinta o Brasil, vá de Bayão) é o slogan.


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