São Paulo, domingo, 20 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Imigrantes madrugam em fila para obter documento

DE SÃO PAULO

A chinesa Cinda Wu chegou à porta do Departamento da Polícia Federal em São Paulo, na Lapa, às 3h da última quarta-feira, para entrar na fila e tentar dar entrada no RNE (Registro Nacional de Estrangeiro).
Naquela madrugada, a temperatura mínima foi de 10ºC. Cinda, que veio trabalhar na PML, empresa de comércio internacional, tentava pela segunda vez fazer o documento obrigatório.
Os primeiros a chegar, um grupo de bolivianos, estavam em pé em frente à PF desde 1h30. Às 8h, horário de abertura do portão, já havia mais de cem pessoas na fila, número máximo de atendimentos feitos por dia.
A PF reconhece que o atendimento piorou em dezembro com a troca do pessoal terceirizado que faz o serviço. Apesar da troca, os novos atendentes também não são fluentes em inglês.
Além disso, naquele mês agentes da imigração foram presos por corrupção.
A PF disse que estuda "um sistema de agendamento visando racionalizar o atendimento e proporcionar maior conforto ao usuário". (MS)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Empresa auxilia expatriados 24 horas por dia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.