São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para veterano, fóruns não têm poder de manipular o mercado

DE SÃO PAULO

Veterano dos fóruns de discussão de investidores na internet, o engenheiro Allan Arantes, 32, fundador do site Investidor Agressivo, não acredita que a troca de informações de pequenos investidores tenha poder de manipular os mercados com informações infundadas.
Para Arantes, a facilidade de criar fóruns, blogs e comunidades que discutem o mercado de capitais acabou esvaziando o conteúdo da maioria. Os poucos que se destacam e que conseguem manter um alto nível no debate, afirma, foram os que cativaram um público experiente e disposto a ensinar os novos participantes.
Arantes afirma que poucos espaços reúnem hoje pessoas realmente desinteressadas. "A maioria tem algum interesse. Quer vender um produto ou serviço", disse.
Para se diferenciar, Arantes agora foca na prestação de serviço, como ferramentas de gestão de orçamento, entre outras. Atualmente, trabalha no desenvolvimento de uma ferramenta para ajudar os pequenos investidores a recolher Imposto de Renda nas operações na Bolsa.
"Independentemente de redes sociais, já existem os blogs, que também promovem discussões sobre o mercado. É natural as pessoas trocarem ideias sobre ações, sobre a Bolsa. Acho que não tem como acontecer um movimento muito grande com ações por causa disso. É um ambiente de discussão, uma troca normal", disse Renata Martins, gerente de internet da BM&FBovespa.
Fábio Cipriani, gerente de estratégia da Deloitte que lançou o livro "Estratégia em Mídias Sociais", afirma que os fóruns de investidores servem mais como termômetro de humor do mercado e como um simulador da inteligência de muitas pessoas. "Os fóruns e as redes sociais reúnem pessoas que dão opinião, trocam impressões e dialogam numa comunidade que tem os mesmos interesses. A credibilidade surge com a troca de experiência."


Texto Anterior: Bancos fazem gestão de "crise digital" na web
Próximo Texto: Twitter prevê o comportamento de ações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.