São Paulo, terça-feira, 20 de setembro de 2011

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200 mil tablets são vendidos no semestre

Até o final do ano, total deve chegar a 450 mil unidades, número ainda distante do de outros terminais móveis

Entre janeiro e junho, foram comercializados 3,9 mi de smartphones, 3,8 mi de notebooks e 3,7 mi de desktops

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

Cerca de 200 mil tablets foram vendidos no Brasil no primeiro semestre do ano, puxados principalmente pelo iPad, da Apple, e pelo Galaxy Tab, da Samsung.
Segundo dados da consultoria IDC obtidos pela Folha, o volume ainda é muito inferior ao de smartphones e notebooks vendidos no período, mas os tablets devem ultrapassar as 450 mil unidades previstas para o ano.
Nos seis primeiros meses de 2011, foram comercializados no mercado brasileiro 3,9 milhões de smartphones e 3,8 milhões de notebooks. Os computadores portáteis responderam por 51% das vendas. Os desktops somaram 3,7 milhões de unidades.
"Os números mostram que existe demanda significativa para tablets no Brasil, mas o mercado ainda está muito distante dos outros terminais móveis", afirma Luciano Crippa, gerente de pesquisas da IDC Brasil.
Segundo Crippa, embora hoje a proporção da venda seja de 19 notebooks para cada tablet, a distância entre as duas tecnologias deve ser reduzida nos próximos anos. "Até 2015 serão quatro notebooks para cada tablet."
Entre os fatores para a popularização estão o aumento da variedade de produtos disponíveis, impulsionada pelos incentivos governamentais para a fabricação nacional, e o conhecimento sobre o produto entre os consumidores brasileiros.

POSITIVO
A Positivo Informática, líder de mercado em PCs no Brasil, lança hoje seu tablet com sistema operacional Android. Segundo a Folha apurou, o aparelho custará menos de R$ 1.000.
"Nosso tablet foi desenvolvido no Brasil, com sistema operacional customizado e conteúdos e aplicativos 100% em português. O tablet chega às lojas a partir da segunda quinzena de outubro e estamos muito confiantes nas vendas para o Natal", afirma Hélio Rotenberg, presidente da empresa.
No primeiro trimestre, o preço médio do tablet no Brasil foi de US$ 880 (R$ 1.490). Considerado alto, esse valor inibe a massificação.


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