São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Disputa ameaça retomada global, diz OMC

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, afirmou que a disputa cambial travada entre diversos países coloca em sério risco a recuperação da economia mundial.
"O duro caminho já obtido rumo à estabilidade e à recuperação liderada pelo comércio pode ser colocado em sério risco devido ao comportamento cambial não cooperativo", disse Lamy.
De acordo com ele, a negociação multilateral é a melhor forma para conter o risco e ela deve começar pelo diagnóstico das origens da instabilidade dos mercados de moeda estrangeira.
O dirigente ressaltou ainda que, se um país usa o câmbio para melhorar sua competitividade, ele coloca pressão política sobre outros.
"Existe um risco de reação e contrarreação, que é o que temos conseguido evitar."
A disputa cambial deve ser alvo de discussões durante o encontro do G20 no fim de semana na Coreia do Sul. E, ontem, ela foi tratada tanto pelo Banco Mundial como pelo banco central britânico.
Para o organismo multilateral, as intervenções feitas por países como o Brasil, o Japão e a Suíça não produzirão nenhum resultado se não houver coordenação global.
Já o presidente do BC do Reino Unido, Mervyn King, disse que o sistema monetário internacional está "distorcido" e tem criado "vítimas inocentes", em uma referência a países emergentes que adotaram câmbio flutuante.


Texto Anterior: Repercussão: Alta de juro ajuda câmbio, diz Mantega
Próximo Texto: Internet no país não suporta demanda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.