São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

"Única dona" de fundo tinha um homem como sócio

DO "NEW YORK TIMES"

Jane Buchan é exceção no mundo dos fundos de hedge, amplamente dominado pelos homens. Ela não só tem um fundo de investimento muito bem-sucedido como esse é o único administrado por uma mulher. Ao menos no papel.
Na verdade a administração de sua empresa, a Paamco (Pacific Alternative Asset Management Company), era feita em parceria com Donald Sussman, executivo que embolsou boa parte dos lucros da companhia.
Segundo o juiz Richard Sullivan, o acordo com Sussman "foi desenhado para enganar autoridades fiscais e pessoas interessadas em investir em um negócio administrado por uma mulher".
Alguns Estados, como Illinois e Ohio, separam parte de seus fundos de pensão para fomentar empresas cujas donas são mulheres ou minorias, eufemisticamente chamadas de emergentes.
A empresa de comunicação Verizon, por exemplo, contratou a Paamco como parte do programa de atração de fundos comandados por minorias. Para profissionais da área de investimentos, destacar-se na multidão pode ser chave para "obter vantagem competitiva".
A relação da Paamco com Sussman começou em 2000, quando Buchan e mais três pessoas o contataram para participar em um fundo de investimento.
A princípio, o executivo investiria US$ 2 milhões para ter 40% de participação na empresa. Mas, poucas semanas depois, Buchan e seus sócios solicitaram a ele que utilizassem o dinheiro como um empréstimo, em vez de na formação de capital.
Os sócios quiseram manter a relação com Sussman sem informar os investidores.
Em nota, a Paamco disse que sua relação com Sussman não foi estruturada para enganar ninguém e que a transação foi tratada "de forma adequada" e "aprovada pelos auditores e conselheiros legais" da empresa.
O advogado de Sussman disse, em nota por e-mail, que os executivos da Paamco "confiaram nos seus próprios conselhos" e que eles construíram um "fundo de classe global com fundos de investimento para beneficiar seus investidores".


Texto Anterior: E eu com isso: Dólar mais caro pressiona preço no Natal
Próximo Texto: Mídia: Dona do "NY Times" lucra US$ 9 milhões com suas operações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.