São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2011

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iPhone dobra lucro da Apple no trimestre

Empresa vende 18,7 milhões de aparelhos e obtém ganho de US$ 5,99 bi; resultado com iPad fica abaixo do esperado

Vendas do tablet podem ter sido afetadas pela falta de capacidade da companhia de atender a demanda pelo produto

Alasdair Allan e Pete Warden
Mapa mostra registro de caminho percorrido por usuário de iPhone em trajeto de trem entre Nova York e Washington

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Sob impacto de vendas acima do esperado do iPhone, a Apple registrou lucro de US$ 5,99 bilhões (R$ 9,6 bilhões) no primeiro trimestre, crescimento de 95% em comparação ao mesmo período de 2010.
O resultado ficou acima do esperado pelo mercado.
O faturamento aumentou 83%, para US$ 24,7 bilhões.
No trimestre, foram 18,7 milhões de iPhones vendidos -mais do que o dobro do mesmo período de 2010.
Para isso, contribuiu a decisão da empresa de oferecer nos EUA o produto aos clientes da operadora Verizon. Antes, a AT&T detinha a exclusividade na comercialização do smartphone.
Por outro lado, o desempenho do iPad ficou aquém do esperado, com 4,7 milhões de unidades vendidas -esperava-se que 6 milhões tivessem sido comercializados no período.
Segundo analistas, esse resultado deveu-se aos problemas enfrentados pela Apple para atender a demanda pelo tablet e a consequente falta de produto nas lojas.

COMPUTADORES
A Apple também apresentou resultados expressivos em uma indústria afetada pela queda de suprimentos.
Devido ao terremoto e ao tsunami no Japão, a produção de insumos para computadores foi prejudicada em todo o mundo.
Mesmo assim, as vendas do MacBook, o notebook da Apple, cresceram 53%, para 2,8 milhões.
O desktop Mac, por sua vez, perdeu 12% de vendas, para 1 milhão.
O diretor financeiro da Apple, Peter Oppenheimer, disse que está "extremamente" satisfeito com os resultados, que foram recordes para o segundo trimestre do ano fiscal da empresa, que teve seu início em setembro de 2010.
Ele ainda disse que a companhia está fazendo progressos na produção de iPads e expandindo o número de países nos quais o produto é comercializado.
O iPad 2 foi lançado em março nos Estados Unidos e em outros 25 países. Na semana que vem, chegará a mais 13 -não foi informado se o Brasil está na lista. Neste mês, a Foxconn, fornecedora da Apple, anunciou que fabricará o aparelho no país a partir de novembro.
O mercado também recebeu bem os novos números. As ações da companhia subiram 2,4% no "after market" (negociação de papéis feita após o pregão regular).
Com cerca de US$ 315 bilhões de valor de mercado no dia 20, a Apple é atualmente a segunda maior empresa do mundo, perdendo apenas para a petrolífera Exxon Mobil, que tem aproximadamente US$ 424 bilhões nesse indicador na mesma data.


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