São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Google vai digitalizar 250 mil livros da Biblioteca Britânica

DE SÃO PAULO

Um tratado sobre o interesse do príncipe de Orange num hipopótamo empalhado, a constituição polonesa de 1791 e panfletos feministas sobre a rainha Maria Antonieta estarão a um clique.
Esses e outros 250 mil livros da Biblioteca Britânica serão digitalizados pelo Google e disponibilizados on-line para busca de texto completo e leitura no site da instituição e no Google Books.
Pelo acordo firmado entre a biblioteca e a companhia de internet, isso ocorrerá em até três anos. Os itens escolhidos são de domínio público, datados de 1700 a 1870 e, em sua maioria, europeus.
"Às vezes cometemos o erro de pensar que, quando vamos fazer uma busca on-line, tudo estará lá. Claro que não é assim, porque a maior parte da informação e do conhecimento do mundo ainda está amarrada em livros", disse o diretor de assuntos externos do Google, Peter Barron.
O grupo vai cobrir os custos da digitalização, mas não informou o valor investido.
Apesar de grande, o projeto é só uma gota no oceano: a Biblioteca Britânica tem cerca de 150 milhões de itens. A biblioteca quer ter boa parte de sua coleção disponível para acesso on-line até 2020.

DIREITO AUTORAL
O Google já digitalizou 13 milhões de livros, por meio de parcerias com mais de 40 bibliotecas em todo o mundo, e oferece acesso a esse conteúdo por meio do seu serviço de buscas.
Na Europa, só digitaliza livros sobre os quais não há direitos autorais. Nos EUA, contudo, digitalizar todos os livros das bibliotecas parceiras resultou em problemas com escritores e editoras. Um processo, aberto em 2005, ainda não foi encerrado.
O Google vinha oferecendo fragmentos de livros on-line sem a permissão dos detentores de direitos autorais, e atribuindo a estes a responsabilidade por contatar a empresa e requisitar pagamentos ou expressar objeções.


Texto Anterior: Internet 2: Entidade aprova a criação de novos domínios na web
Próximo Texto: Commodities: Brasil dobrará produção de ferro até 2015
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.