São Paulo, terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

China detém 20% do consumo de itens elétricos e eletrônicos

Desde 2005, país dobrou participação nas importações brasileiras

JANAINA LAGE
DO RIO

As importações de produtos chineses já representam quase 20% do consumo doméstico de material elétrico e eletrônico, de acordo com estudo divulgado ontem pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Desde 2005, a China dobrou sua participação nas importações brasileiras e é hoje o principal vendedor de bens para o Brasil. Na avaliação do BNDES, o aumento das importações tem sido ainda mais forte em áreas intensivas em trabalho e intensivas em conhecimento.
Nos segmentos intensivos em conhecimento, como o complexo eletrônico, material elétrico e máquinas e equipamentos, a participação dos chineses nas importações saltou de 15,4% em 2005 para 26,4% em 2010.
A China já responde por mais da metade das importações de vestuário e produtos diversos (inclui brinquedos) e mais de um terço das compras de têxteis, couro e calçados.
Para o BNDES, itens chineses ajudaram a complementar a estrutura industrial brasileira, mas é preciso ousar em políticas industriais para enfrentar a concorrência.
Segundo o BNDES, o aumento da competitividade chinesa está ligado à taxa de câmbio valorizado, à implementação de políticas industriais, melhoria na infraestrutura e avanço no sistema educacional.
"O aumento do coeficiente de importações de produtos chineses foi expressivo basicamente nos setores em que o Brasil respondia por menos de 1% das exportações mundiais -complexo eletrônico, têxtil, material elétrico, vestuário, produtos diversos e máquinas e equipamentos."
O coeficiente de importações mede a participação dos importados no consumo.
Em compensação, os produtos chineses não aumentaram significativamente sua presença nos setores mais competitivos da indústria nacional, como alimentos e bebidas, couro e calçados, metalurgia e papel e celulose.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foco: Comida do KFC é presença certa em Natal japonês
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.