São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

RANKING

Petrobras cresce e é a oitava maior companhia global, diz "Forbes"

DE NOVA YORK - A Petrobras ganhou dez posições e agora é a oitava maior empresa global, segundo ranking da revista "Forbes". É a primeira vez que uma empresa brasileira fica entre as dez primeiras.
É mais um sinal de como a economia global vem mudando desde o início da crise: companhias de países emergentes e setores ligados a commodities estão entre os que vêm ganhando mais espaço.
Na lista de 2007, 7 das 10 maiores companhias eram ligadas ao setor financeiro americano ou europeu. Agora, embora o JPMorgan e o HSBC sejam os líderes, só o Citigroup permanece no "top 10" daquele grupo de 2007.
Já as petroleiras vêm avançando. Elas são quatro na lista deste ano, duas delas de países em desenvolvimento: a Petrobras e a PetroChina.
A explicação é o aumento do preço do petróleo. Após a forte queda de 2009, o preço do barril voltou a subir no ano passado, para uma média de cerca de US$ 80 em Nova York.
Com isso, essas empresas estão entre as que mais lucram. A Petrobras foi a quinta que mais ganhou em 2010 (US$ 21,2 bilhões). Entre as cinco que mais lucraram em 2010, só a Nestlé não é ligada ao setor de energia.
Para realizar sua avaliação, a "Forbes" faz uma combinação de dados -como faturamento, lucro, ativos e valor de mercado.
Além da Petrobras, o Brasil tem três empresas entre as 50 maiores: Bradesco, Banco do Brasil e Vale.
No total, 37 brasileiras estão entre as 2.000 maiores empresas do mundo, quatro a mais que no ano passado: Marfrig, Suzano, Cosan e TAM.
(ÁLVARO FAGUNDES)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Dilma deve enviar novo marco para mineração
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.