São Paulo, domingo, 22 de maio de 2011 |
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OUTRO LADO Compartilhar rede impede melhor uso, afirma MRS DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O presidente da MRS Logística, Eduardo Parente, disse que os problemas logísticos e de compartilhamento da linha com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) impedem um melhor uso da ferrovia. Segundo ele, nos trechos de até 400 quilômetros, as ferrovias tendem a ser pouco competitivas em relação aos caminhões para pequenas quantidades de carga. "A carga precisa ser levada da indústria ao terminal ferroviário por caminhão e aí há perda de tempo. Numa distância longa, é possível recuperar o tempo. Nas curtas, é mais difícil", disse Parente. Mas o problema específico em SP é, segundo Parente, o compartilhamento com os trens urbanos. Os trens têm prioridade no uso da rede e a carga só passa em 12 horas por dia. Além disso, há restrições operacionais, como redução de peso e velocidade no trecho compartilhado. Para aumentar o volume transportado, seriam necessários dois investimentos. O primeiro é a construção de linha compartilhada em Itaquaquecetuba, que levaria as cargas para Santos sem passar por São Paulo. O investimento é de R$ 120 milhões. O segundo seria a construção do ferroanel norte, ligando a região de Jundiaí a Itaquaquecetuba. Segundo ele, com esse anel, que custaria R$ 2 bilhões, seria possível não passar com cargas pelo centro de São Paulo. Texto Anterior: Frase Próximo Texto: Análise: País precisa de mais ferrovias para elevar competitividade Índice | Comunicar Erros |
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