São Paulo, domingo, 22 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Encomenda de produto pode ser feita pela web e a preço razoável

EM BOSTON

Já é possível, para gente comum, encomendar pela internet objetos produzidos por impressoras 3D a preços razoáveis para o consumidor final.
Uma série de empresas que trabalham com essa tecnologia nos EUA e na Europa tem se proliferado na rede, visando quem quer objetos fora da produção em massa.
Uma delas, a Sculpteo (www.sculpteo.com), produz miniaturas com a cara do freguês a partir de fotos enviadas pelo site, a US$ 75 (cerca de R$ 120).
Os holandeses da Freedom of Creation (www.freedomofcreation.com) fazem objetos de decoração.
As linhas curvas e inteiriças que as impressoras 3D permitem produzir lembram formas da natureza e, consequentemente, a arquitetura do catalão Antoni Gaudí (1852-1926).
A Ponoko imprime joias.
E a i.materialise.com dá ao consumidor não só a chance de criar bijuterias, brinquedos e objetos de decoração ou de cozinha com a sua cara mas também de colocá-los à venda com alguma escala.
"Queremos que você foque na criação de designs que melhorem a vida das pessoas, enquanto nós cuidamos da fabricação", anuncia a empresa.

É MELHOR ESPERAR
Para quem quiser ser mais ousado ou iniciar seu negócio, as máquinas de impressão 3D estão à venda em empresas como a Stratasys (são deles as impressoras usadas pelo MIT, com o tamanho de um caixa eletrônico de banco) e a Fortus.
Mas, segundo Peter Sch- mitt, que passou os últimos quatro anos estudando o tema para seu recém-concluído doutorado no MIT, é melhor que o consumidor espere de cinco a dez anos antes de investir em sua própria máquina.
Até lá, não só a tecnologia deve se aprimorar como a interface para o usuário deve ser simplificada.
"É como os processadores de texto. Hoje, qualquer um pode usar o computador para digitar um texto. Logo, com as impressoras 3D, será assim." (LC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.