São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Governo quer votar ajustes em Itaipu antes das eleições

DE BRASÍLIA - O governo prevê que os ajustes no tratado de Itaipu serão votados antes das eleições. Segundo o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza, é possível aprovar o texto na Câmara em agosto e, no Senado, em setembro. Para cumprir o cronograma, será feito pedido de urgência parlamentar.
O deputado falou a jornalistas após encontro com o chanceler paraguaio, Héctor Lacognata. O paraguaio encontrou-se também com o chanceler Celso Amorim. "Em nenhum momento duvidamos de que o governo brasileiro vá cumprir o acordado", disse Lacognata.
A revisão no tratado de Itaipu pode custar ao Brasil cerca de US$ 240 milhões a mais por ano pelo pagamento pela cessão de energia ao Paraguai.
Pelo tratado, o Paraguai tem direito a 50% da energia gerada por Itaipu. Na prática, o país vende 90% de sua fatia ao Brasil, comprador único do excedente. (SOFIA FERNANDES)


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Governo investe R$ 741 mi para turismo nos portos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.