São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Desconhecimento pode limitar oportunidades de corte de gastos

DE SÃO PAULO

A falta de conhecimento técnico dos síndicos e a visão de curto prazo em relação aos gastos limitam os benefícios que os sistemas para redução de custos podem trazer aos prédios residenciais.
A avaliação é de Paola Figueiredo, vice-presidente-executiva do Grupo SustentaX, de consultoria.
Figueiredo afirma que, diante de uma necessidade de corte de gastos no condomínio, é comum que a manutenção dos dispositivos acabe negligenciada.
"Muitas vezes, os síndicos não têm ideia de que, sem cuidados, os equipamentos não vão ter a eficiência desejada. O ideal seria que cada morador tivesse um manual dos sistemas do prédio, para cobrar os administradores."
Figueiredo defende ainda soluções mais eficientes nos apartamentos, e não só nas áreas comuns de um prédio.
Entre elas, o acionamento de cortinas elétricas, de forma programada, para controlar a incidência de sol e a temperatura. E ideias simples, como posicionar a sapateira perto da porta de entrada para reduzir a poeira no interior.
Outra recomendação é tentar evitar ao máximo o desperdício durante uma reforma, utilizando os materiais corretamente e com mão de obra qualificada. E ter a garantia de que itens como tintas e adesivos tenham toxicidade controlada.
A consultora ressalta ainda que objetos considerados de segunda mão, como portas, alguns vidros e metais, podem ser recuperados e são uma boa opção, dependendo do projeto. (CM)


Texto Anterior: Novos prédios adotam tecnologia mais econômica
Próximo Texto: Circulação de jornais sobe 4,2% no semestre
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.