São Paulo, segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FINANÇAS PESSOAIS

MARCIA DESSEN - marcia.dessen@bmibrasil.com.br

Planeje as compras do Natal e os pagamentos de janeiro

O mês de janeiro de cada ano é um dos meses mais complicados para nossas finanças. Nele se concentra o fluxo de pagamento de muitas despesas. Os que não forem previdentes terão a desagradável experiência de começar mal o ano, do ponto de vista financeiro.
E isso não está nos planos de ninguém, não é mesmo? Ainda dá tempo de você se planejar e reduzir o impacto nas contas a pagar em janeiro de 2011. Vamos ver como.

COMPRAS DE NATAL
Faça uma lista das pessoas que você quer presentear e monte um orçamento com o valor disponível para esses presentes. Seja criativo: a alegria e o prazer estão no ato de dar e de receber o presente -e não no preço.
Siga rigorosamente o orçamento e pesquise antes de comprar. Compre à vista e negocie descontos. Pague no cartão de crédito, optando pelo parcelamento sem juros, somente as compras cujas parcelas cabem no seu orçamento mensal de 2011 para pagamento à vista.
Os juros cobrados pelas administradoras de cartões de crédito são os mais altos do mercado. Evite parcelar o pagamento da fatura!

FÉRIAS
Se você foi previdente, planejou e reservou recursos para as merecidas férias, parabéns! Se você ainda não planejou as férias e deixou tudo para a última hora, provavelmente não reservou o dinheiro para essa despesa.
Veja quanto o orçamento da família pode ceder para essa despesa de forma que as férias sejam somente fonte de alegria -e não de preocupação.
Planeje a viagem conforme sua disponibilidade de caixa hoje. As férias do sonho? Coloque-as no seu orçamento dos próximos anos, reserve uma parcela mensal para esse projeto e faça o sonho virar realidade.

13º SALÁRIO
Essa será, provavelmente, sua única receita extra do mês de dezembro. Seja cauteloso e não saia gastando impulsivamente.
Essa é sua melhor fonte de recursos para financiar as despesas, também extraordinárias, realizadas nesse período do ano.

MUITO EM JANEIRO
IPVA, IPTU, matrícula da escola dos filhos, material escolar, compras de Natal, despesas do final de ano, tudo de uma vez só!
Não há orçamento que resista. Nem o dos mais conservadores, se não houve muito controle na hora de gastar.
O melhor é parcelar o IPVA e o IPTU. Você está abrindo mão de um desconto, mas não está pagando juros.
Utilize os créditos do programa Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, da Prefeitura de São Paulo (e de outras cidades que oferecem o programa), para reduzir em até 50% a despesa com o IPTU.
O contribuinte tem até o dia 30 deste mês para cadastrar o imóvel que se beneficiará desse crédito para pagar menos IPTU em 2011.
No caso de material escolar, compre apenas o necessário. Há diversos materiais que podem ser reutilizados.
Compre livros usados, troque com os colegas que já utilizaram o material, pesquise muito antes de comprar, utilize as bibliotecas públicas.
Se for gozar férias em janeiro, procure pagar antes ou acumular recursos para pagar tudo à vista.
Faça com que as lembranças das férias sejam só as alegres e divertidas. Se não foi desta vez, lição aprendida para as do próximo ano.
Calcule o valor necessário (R$ 3.000, por exemplo) e divida por 12 (simplificando): R$ 250 por mês vai para a poupança e as próximas férias estão garantidas.
Outra estratégia para custear as férias pode ser a "venda" de 10 dos 30 dias aos quais você tem direito -20 dias de descanso merecido e 10 dias em dinheiro.
Lembre-se de que nesse mês você recebe um terço a mais no salário. É para gozar as férias, entendido? Você e sua família merecem.

CARTÃO DE CRÉDITO
A fatura do cartão é o seu maior inimigo. Quando janeiro chegar, pague essa conta em primeiro lugar.
Se não houver caixa suficiente para pagar à vista, não caia na armadilha de usar o limite do cheque especial, segundo lugar na lista dos vilões de nossas finanças.
Solicite empréstimo parcelado no seu banco para financiar com juros muito mais razoáveis as compras (e os excessos) do final do ano.



MARCIA DESSEN, Certified Financial Planner, é sócia e diretora-executiva do BMI Brazilian Management Institute, professora convidada da Fundação Dom Cabral e cofundadora do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros.



Texto Anterior: Entrave ambiental e imposto afetam oferta
Próximo Texto: Dicas que valem dinheiro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.