São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2011

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Brasil acumula 60 prêmios em Cannes

Mesmo ainda faltando 4 categorias, saldo no maior festival de publicidade do mundo já é recorde para o país

Em mídia impressa, Brasil lidera a lista dos premiados, com 20 Leões, um deles de ouro; em 2010 haviam sido 10

DE SÃO PAULO

Mesmo sem o resultado oficial de 4 das 13 categorias, o mercado publicitário brasileiro já conseguiu bater seu recorde no festival internacional de Cannes Lions: foram 60 Leões (5 de ouro) neste ano, ante 58 em 2010.
Um destaque foi a categoria impressa, na qual o Brasil liderou a lista de premiados, com 20 Leões (o dobro de 2010). Um deles foi o Leão de Ouro da AlmapBBDO, com a campanha para a Billboard.
Os Leões são divididos em ouro, prata e bronze, e cada categoria tem um "grand prix" (o Brasil não ganhou nenhum nesta edição).
Outro destaque, cujo resultado também foi anunciado ontem, é a categoria de design: foram cinco prêmios, ante dois em 2010. Em outdoors, o Brasil também liderou os premiados, com 17.
Menos animadora, a categoria Cyber, de comunicação on-line (que tem cada vez menos brasileiros inscritos), rendeu só um Leão, de prata, ao o Brasil, para a campanha da agência Loducca feita para o RedBull.
Para o jurado brasileiro da categoria, Raphael Vasconcellos, da AgenciaClick Isobar, "o Brasil ainda faz o "cyber" que fazia seis anos atrás". E a categoria, que envolve tecnologia, software e inovação, evolui depressa.
"As agências têm de passar a ser celeiros criativos, com profissionais mais diversos, com competências além da publicidade." A analogia discutida no júri: misturar propaganda e Vale do Silício.
Quatro categorias ainda estão em julgamento, uma delas a de filmes, na qual o Brasil tem 14 pré-selecionados. Os vencedores serão revelados no sábado, junto com os prêmios especiais, como a Palma de Ouro.
Para João Batista Ciaco, diretor de publicidade da Fiat, que apresentou a experiência do carro colaborativo Mio, o bom momento econômico do país se reflete na publicidade. "E requer esforço continuar vendendo, ao construir marcas e experiências duradouras", afirma.


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