São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Civets é a nova denominação para emergentes promissores

DE SÃO PAULO

Nem tigres, nem dragões, nem Brics. O último acrônimo que começa a circular sobre países emergentes com forte potencial de crescimento é Civets, referente a Colômbia, Indonésia, Vietnã, Egito, Turquia e África do Sul.
Civet (civeta em português) é um mamífero veloz de família próxima à dos felinos e encontrado em alguns dos países da sigla.
A paternidade do acrônimo é da consultoria Economist Intelligence Unit (EIU). Mas o termo começou a ganhar fama depois de um discurso de Michael Geoghegan, presidente-executivo do HSBC, em abril passado.
"Cada um deles tem um futuro brilhante. Cada um deles tem uma grande, jovem e crescente população. Cada um tem uma economia diversa e dinâmica", disse.
Robert Ward, diretor de projeções globais da EIU, ressalta que os Civets sobreviveram muito bem à crise econômica global.
Em 2009, ano em que a economia mundial se contraiu em 2%, três dos Civets (Egito, Indonésia e Vietnã) tiveram desempenho econômico impressionante, crescendo por volta de 5%, e o PIB (Produto Interno Bruto) da Colômbia ficou estável.
Já as economias da África do Sul e da Turquia se contraíram em 2009, respectivamente, 1,8% e 4,7%. Mas a Turquia se recupera fortemente em 2010, enquanto a economia sul-africana melhora a ritmo mais lento.
Geoghegan afirmou que, desde que o termo Bric (que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China) foi inventado pelo Goldman Sachs, virou uma espécie de "mantra para qualquer estratégia de expansão no mercado".
Mas ressaltou que empresas com ambições globais precisam olhar para outros mercados emergentes, principalmente dado o cenário de crescimento baixo para países desenvolvidos nos próximos anos.
Segundo Ward, no entanto, nem todos os emergentes são iguais: "Os mais bem administrados atrairão a maior fatia de volumosos investimentos nos próximos anos".
(EF)


Texto Anterior: Emergentes se desaceleram no 2º trimestre
Próximo Texto: CGU vai criar cadastro de empresas éticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.